06 out 2016

Auto-conhecimento

Um é pouco, dois é bom, três é demais

por


Carro com apenas dois lugares, embora traga limitações com relação ao número de passageiros, tem suas vantagens, principalmente se pensarmos em seu uso nas grandes cidades. Tende a ser pequeno, portanto mais fácil de estacionar, consome menos, em razão do motor mais acanhado, e também custa menos, se pensarmos que os carrões são mais caros porque, além de maiores, trazerem mais apetrechos e recursos eletrônicos. Certo? Nem sempre.

Há uma categoria de modelos que leva apenas duas pessoas, mas situado no andar de cima na cadeia automotiva: os roadsters, como são chamados os esportivos converversíveis sem bancos de passageiros na parte de trás, que levam apenas o piloto e um (ou uma), chamemos, cúmplice de suas aventuras. Nem sempre esses carros são enxutos nas dimensões, pois o compartimento do motor é generoso, estão longe de beber pouco combustível, porque foram feitos para ser ferozes quando solicitados pelos motoristas, e custam tanto ou mais que os automóveis reconhecidos como os mais sofisticados e tecnológicos do mercado.

AMG GT C Roadster (R 190), 2016; Exterieur: designo selenitgrau magno; Interieur: Leder Nappa Exklusiv macchiatobeige ;Kraftstoffverbrauch kombiniert: 11,4 l/100 km, CO2-Emissionen kombiniert: 259 g/km AMG GT C Roadster (R 190), 2016; exterior: designo selenit grey magno; interior:Nappa leather exclusive macchiato beige; fuel consumption, combined: 11.4 l/100 km; combined CO2 emissions: 259 g/km

Quem precisa de um carro com mais de dois lugares?

Os roadsters não costumam ser muito vendidos, por um motivo óbvio: o preço, podendo sair por centenas de milhões — de dólares ou euro mesmo. Mas ainda assim fazem um barulho ensurdecedor na mídia, porque sempre estão associados às marcas mais prestigiadas e podem ser capazes de posar de bólidos de competição, sem fazer feio. Seu sucesso é garantido em qualquer portfólio de montadoras, nas ruas e em mostras automotivas.

A bola da vez do momento tem o logo da Mercedes-Benz, atende pelo nome de AMG GT Roadster e provoca provoca torcicolos no Salão do Automóvel de Paris que está acontecendo. O modelo se vale de todos os, chamemos, clichês que fazem a fama dos grandes carros, mas ninguém se cansa de ver mais do mesmo quando o “mesmo” convence, ainda que parado.

É belo, a ponto de constranger seus pares mais racionais, anda muito, como era de se esperar de um “carrinho” com motor que pode chegar a quase 600 cavalos de potência, e vangloria-se de ser visto como o suprassumo da vanguarda automotiva no que diz respeito ao emprego de soluções nobres, usando e abusando de materiais rígidos e leves, como o alumínio. Ah, claro: o preço está longe de ser um detalhe, encostando na casa do milhão. Muito, sob qualquer aspecto, mas mais ainda se consideramos que esportivos como esse mal saem do aconchego das garagens.

AMG GT C Roadster (R 190), 2016; Exterieur: designo selenitgrau magno; Interieur: Leder Nappa Exklusiv macchiatobeige ;Kraftstoffverbrauch kombiniert: 11,4 l/100 km, CO2-Emissionen kombiniert: 259 g/km AMG GT C Roadster (R 190), 2016; exterior: designo selenit grey magno; interior:Nappa leather exclusive macchiato beige; fuel consumption, combined: 11.4 l/100 km; combined CO2 emissions: 259 g/km

AMG GT C Roadster: modéstia na beleza não é seu ponto forte

Quem é dono de um brinquedinho desse porte desfila com o carro exatamente desta forma: como um item de diversão. Não é muito comum ver esses bólidos circularem nas grandes cidades, porque os ocupantes ficam expostos pelas ruas e, em alguns casos, se sentem inseguros ou muito observados — uma contradição, uma vez que quem está ali dentro está longe de querer passar sem ser notado. O habitat ideal para esses rebeldes, portanto, é mesmo a estrada (como mostra o vídeo abaixo), de preferência com tempo ameno, sem chuva, e também sem sol escaldante. Mas, em caso de algum imprevisto, basta apertar o botão e a capota sobe, feito um guarda-chuva ou um sombrero que garante o direito de ir e vir sorrindo.

 

Siga o Car & Fun pelas redes sociais de Chico Barbosa:

Facebook: @chico.barbosa.oficial
Instagram: @chico.barbosa
Twitter: @chico_barbosa