26 jan 2018

Holofote

Palmas para a irreverência

por

Formas encantadoras

O conversível, por si só, chama a atenção. Pouco importa o modelo, o estilo, o ano, o porte, o acabamento. Basta passar pela rua, invariavelmente devagar, como quem quer mesmo marcar presença, para que os pescoços comecem a se contorcer em sua direção e o burburinho corra solto pelas esquinas. O carro sem capota exerce uma espécie de magia, talvez porque, poeticamente especulando, seja o que mais se aproxima da liberdade associada ao vento no rosto relacionada às motocicletas.

Mas é bom que se diga: existe conversível e conversível. Na primeira, ou na segunda categoria deste enunciado, está um carro conceito da Bentley que atende pelo rocambolesco nome de EXP 12 Speed 6e. Só por esses chamarizes dá para decifrar: ele é de luxo (Bentley, uma das maiores grifes automotivas do mundo), ele é rápido (Speed) e ele é elétrico (6e). O que a denominação não consegue explicar, claro, é que ele é belo, é irreverente, um marco, está fazendo história.

Que o digam o Museu de Arquitetura e Design Chicago Athenaeum e o Centro Europeu de Arquitetura de Design de Arte e Estudos Urbanos, que concederam o prêmio Good Design na categoria de transporte para o modelo, tido como um mais tradicionais e prestigiados reconhecimentos do mundo. O corpo de jurados, composto por designers, arquitetos e jornalistas, reuniu-se em Nova York e São Francisco no final de 2017 para selecionar os melhores projetos de produtos e gráficos desenvolvidos no mundo nos últimos 12 meses.

E o EXP 12 Speed ​​6e foi apresentando no Salão Automóvel de Genebra de 2017, cuja edição de 2018 ocorre em março.

Bravo! Palmas, que ele merece…

Discrição para quê?

 

Siga o Car & Fun pelas redes sociais de Chico Barbosa:

Facebook: @chico.barbosa.oficial
Instagram: @chico.barbosa
Twitter: @chico_barbosa